sábado, 24 de noviembre de 2018

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Bom dia pessoal,

Vamos revisar um pouco algumas estratégias de aprendizagem.  Com certeza vocês têm suas próprias formas para estudar e aprender, mas é bom conhecer outras e usá-las.

Exercício 1.  Leiam o artigo abaixo para depois colocar seu comentário no blog (antes da quarta-feira, 28 de novembro de 2018)
Exercício 2.  Naveguem pela internet para procurar alguns links orientados ao estudo da língua portuguesa.  Cada um deve contribuir com três links; na quarta-feira, 28 de novembro, revisaremos as contribuições entre todos vamos preparar um catálogo que poderemos usar para continuar nosso aprendizado de português.

3 Tipos de estratégias de aprendizagem

A aprendizagem significativa depende tanto do processo de ensinamento quanto da maneira como esse ensinamento é processado por quem está aprendendo. Os psicólogos educacionais se preocupam consideravelmente com ambos os aspectos e desenvolveram teorias para otimizá-los. Neste artigo vamos falar do segundo aspecto: as estratégias de aprendizagem.
O objetivo principal das estratégias de aprendizagem é conseguir fazer com que os alunos se transformem em aprendizes mais eficazes. A exploração e a pesquisa nesse campo nos proporcionaram diferentes maneiras de alcançar esse objetivo. As três estratégias de aprendizagem mais famosas são as mnemotécnicas, as estruturais e as generativas.

1. Estratégias mnemotécnicas

Esse tipo de estratégia de aprendizagem ajuda os estudantes a memorizar conteúdos como fatos ou termos específicos. Por exemplo, são úteis na hora de se lembrar de nomes de capitais, datas importantes, vocabulários de um idioma, etc. Quando é necessário memorizar dados sem significado, as estratégias mnemotécnicas nos oferecem um meio para estabelecer algum grau de significação.
A validade dessas técnicas foi amplamente reconhecida, razão pela qual vêm sendo utilizadas há muito tempo. O psicólogo Paivio explicou que essas técnicas funcionam devido a três razões:
  • Codificação dual. Muitas dessas estratégias envolvem o emprego de códigos não verbais (imagens) junto a códigos verbais (palavras). O que significa que o mesmo conteúdo está codificado de duas maneiras diferentes. Segundo os princípios conexionistas isso facilitaria o acesso à informação.
  • Organização. Outra maneira de funcionamento desse tipo de estratégia é criar um contexto coerente no qual encaixar a informação. Isso permite ter a informação relacionada, em vez de fragmentada. Por exemplo, é mais fácil se lembrar de uma lista de palavras se formarmos uma frase com elas.
  •  Associação. A formação de relações intensas entre elementos também é uma opção para a aprendizagem significativa. As associações intensas ajudam, pois quando se vê um dos elementos o outro rapidamente também vem à mente.
  • retirado de:  https://amenteemaravilhosa.com.br/3-tipos-estrategias-de-aprendizagem/