domingo, 18 de febrero de 2018

CONTO, CRÔNICA E ROMANCE

Oi pessoal,


Vamos ler um pouco acerca das diferenças entre "conto", "crônica" e "romance".

Exercício.  Depois de ler o artigo, assista o vídeo "Os cem melhores contos brasileiros do século" (Nathália Mondo em Youtube), e logo poste um comentário no blog, antes da quarta-feira.


 Conto
O conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, um texto em prosa que dá o seu recado em reduzido número de páginas ou linhas. Apresenta como sua maior qualidade os fatores concisão e brevidade. Deve produzir em quem o lê, um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza insólita do que foi contado, da feição
surpreendente do episódio ou do modo como foi contado. Esta brevidade, porém, não pode comprometer a qualidade do texto, que deve cumprir o seu papel junto ao leitor com a mesma competência dos contos mais longos. O conto é do prisma de sua história e de sua essência, a matriz da novela e do romance, mas isto não significa que deva, necessariamente, transformar-se neles. Como a novela e o romance, é irreversível: jamais deixa de ser conto a narrativa que como tal se engendra. Trata-se, pois, de uma narrativa unívoca, univalente. Constitui uma unidade dramática, uma célula dramática.
Portanto, contém um só conflito, um só drama, uma só ação; unidade de ação. Todos os ingredientes do conto levam a um mesmo objetivo, convergem para o mesmo ponto. Assim, a existência dum único conflito, duma única “história” está intimamente relacionada com essa concentração de efeitos e de pormenores; o conto aborrece as digressões, as divagações, os excessos. Ao contrário, exige que todos os seus componentes estejam galvanizados numa única direção e ao redor dum só drama. Quanto a esse objetivo exclusivo para o qual deve tender a fabulação, podemos compreendê-lo considerando o seguinte: a soma dos objetivos, parciais e absolutos, que vamos tendo pela vida a fora, poderia dar uma série de pequenos dramas. A unidade de ação condiciona as demais características do conto. Assim, a noção de espaço é a primeira que cabe examinar. O lugar geográfico, por onde as personagens circulam , é sempre de âmbito restrito. À noção de espaço segue-se imediatamente a de tempo.
E aqui também se observa igual unidade. Com efeito, os acontecimentos narrados no conto podem se dar em curto lapso de tempo já que não interessam o passado e o futuro, as coisas se passam em horas, ou dias. O conto caracteriza-se por ser objetivo, atual, vai diretamente ao ponto, sem deter-se em pormenores secundários. Essa objetividade salta aos olhos com as três unidades: de ação, lugar e tempo. Tratando-se das personagens, poucas são as que intervém no conto, como decorrência natural das características apontadas: as unidades de ação, tempo e espaço. Só não parece possível o conto com uma única personagem: ainda que uma só apareça, outra figura deve estar atuando direta ou indiretamente, ou vir a atuar na formulação do conflito de que nasce a história.
A linguagem em que o conto é vazado também deve ser objetiva, plástica e utilizar metáforas de curto espectro, de imediata compreensão para o leitor; despede-se de abstração e de toda preocupação pelo rendilhado ou pelos esoterismos. O conto quer-se narrado em linguagem direta, concreta, objetiva. Dentre os componentes da linguagem do conto, o diálogo, sendo o mais importante de todos, merece ser referido em primeiro lugar. O conto por seu estofo eminentemente dramático deve ser, tanto quanto possível dialogado. De acordo com as diferentes formas que se apresentam os contos, ou seja, a proporção interna em que serão trabalhadas as unidades,  podemos definir cinco tipos de contos: o conto de ação, é um conto onde predomina basicamente a aventura, o que não significa a ausência total dos demais componentes.
É um tipo de conto linear e menos importante do que os outros, embora seja quantitativamente mais frequente; o conto de personagem é menos comum e totalmente centrado no exame da personagem, mas nunca deixando de obedecer a conjuntura própria do conto, visando sua unidade; o conto de cenário é raro. A tônica dramática transfere-se para o espaço, o ambiente. Este torna-se praticamente o herói do conto; o conto de ideia, embora o escritor se utilize de personagens, conflito, etc., serve para mostrar uma visão de mundo, ou seja, é um instrumento da ideia que pretende transmitir; o conto de emoção tem o objetivo de transmitir uma emoção ao leitor e geralmente vem mesclado ao da ideia.
Crônica
Crônica é uma narração. Uma história curta. É um gênero literário produzido para livros, jornais, internet, entre outros veículos de comunicação. Crônica tem como mote o cotidiano.
Possui algumas características. Pode ser escrita tanto na primeira como na terceira pessoa. Ser sentimental ou despojada, sempre coloquial. Ter sido inspirada em fatos reais ou fictícios. Possuir uma linguagem irônica, séria ou humorística. Independente de desfecho.
É derivada do latim ‘chronica’ – antes mesmo da era cristã significava ‘relato de acontecimentos em ordem cronológica’. Simplificando: seria um breve registro de eventos.
Com o tempo, começou a ganhar força. Há dois séculos, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica começou a frequentar as páginas dos jornais. Conta a história, teria ela aparecido pela primeira vez no final do século XVI, em um jornal parisiense. Eram textos que comentavam fatos reais, de acontecimentos ocorridos nos últimos dias na bela cidade europeia.
Chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX. Diferenciava-se pouco com os publicados na França. José de Alencar foi um dos pioneiros a aderir a esse tipo de texto. Chegou a ser considerada uma ‘literatura menor’.
O tempo foi passando e outros foram seguindo o caminho – um deles – tomado pelo autor de O Guarani (1870), Iracema (1875), entre outros.
O tempo foi passando e a crônica passou a fazer parte do dia-a-dia dos leitores no Brasil, diferenciando-se do estilo francês, ganhando identidade própria.
Romance
A morte do romance tem sido anunciada ao longo dos tempos. Desde o começo do século 20, por exemplo, quando George Lukács viu a narrativa se distanciando da epopeia e, por isso mesmo, perdendo forças. Depois reviu a posição. Nesse mesmo tempo, o texto de ficção passou por muitas experiências, entre as mais notáveis no Ulisses, de Joyce, e no Em busca do tempo perdido, de Proust, no movimento latino-americano, que revelou García Márquez e Mario Vargas Llosa, até chegar ao medíocre romance norte-americano de hoje, que envolve ainda os grandes vendedores.
Neste momento, portanto, a ficção se dilacera entre a obra de arte e a obra voltada apenas para o leitor, transformada em mercadoria. Aliás, os próprios autores norte-americanos tentaram reunir nas suas narrativas as técnicas do romance policial e a história compra-e-vende dos europeus, para combater, por exemplo, os árabes e indianos, que escrevem - e são educados - em inglês. O mercado se diversifica, numa clara estratégia de mercado, o que não é de todo ruim: afinal, alguém tem de vender para sustentar as editoras.
Então nós temos aí duas realidades incontestáveis: a arte e o mercado. Como, então, devem se comportar os escritores? Em primeiro lugar não se preocupando com a questão das vendas, o que deve interessar somente aos editores. Afinal, eles vivem disso. E os escritores não vivem disso? É a segunda parte desta reflexão e que me interessa muito. As vanguardas exauriram a narrativa, até pela própria natureza de movimento literário. Mas só pode haver mudança através das vanguardas? Acredito, sinceramente, que não. No entanto, devemos encontrar um caminho que também possibilite a sobrevivência do romance. E ela se dá entre a simplicidade e a sofisticação, tema do meu próprio livro sobre o assunto: As estratégias do narrador, que deve ser publicado logo pela  Iluminuras.
Na simplicidade, o romance deve chegar aos olhos do leitor com tal leveza que não exija nenhum tipo de quebra-cabeça, tornando-se cada vez mais leve. Aí está o segredo. No entanto, isto não quer dizer que o escritor abdicará das técnicas interiores, que se revelarão na sofisticação. Esse caminho, aliás, já estava sendo preparado por Machado de Assis, sobretudo nos contos, e em Dom Casmurro, um dos romances mais bem elaborados do final do século 19 e começo do 20 equiparando-se ao que de melhor se escreveu na Europa. Não é sem razão que Harold Bloom escreveu: "Machado de Assis é um milagre". E que Susan Sontag, surpreendida a cada palavra, dizia que a escrita daquele mulato carioca era tão sofisticada que não podia entender o fato de ele nunca ter se afastado do Rio de Janeiro mais do que alguns quilômetros. Ai reside um tanto de preconceito.  Mas,  tudo bem.
Simplicidade e sofisticação. É claro que ninguém vai imitar Machado nem se quer revolucionar o romance - isso está fora de cogitação. Mesmo assim, chamo a atenção para o fato de que ele pode ser lido por todos, sem qualquer problema. Dois dos seus contos chamam a atenção justamente por causa da simplicidade e da sofisticação: O Machete e Um homem célebre. Embora Missa do Galo tenha se tornado o mais famoso, e reescrito até a exaustão, esses dois reúnem elementos que podem apaixonar qualquer leitor comum - pela simplicidade -, sem deixar de lado aquilo que de mais notável pode se escrever, recorrendo a técnicas de montagem e de desenvolvimento de enredo.
Só para lembrar: O Machete começa pela técnica do personagem ilustrativo, na figura do pai de Inácio Ramos - o personagem central - para desaparecer imediatamente no segundo parágrafo, sabendo-se apenas que ele morreu. Nada mais sutil. Naquele primeiro parágrafo que pode - reitero - ser lido por qualquer um há uma carga técnica impressionante. O personagem - o pai - ilustra o caráter de Inácio Ramos - o personagem - sem cair no lugar-comum e possibilitando uma leitura agradável.
Pelos movimentos internos demonstra-se que a relação pai e filho não é afetiva, embora não diga isso em lugar algum. É possível perceber o afeto e o entusiasmo quando aparecem, logo em seguida, o velho músico alemão e a mãe, esta sim, tratada com muito carinho, e colocada em oposição ao pai. Sem que o narrador tenha que dizer. A leitura, por si só, revelará os sentimentos.
Isso quer dizer: técnica. Não é regra - lembro sempre: não existem regras para a ficção. Mas um caminho a que o escritor pode ou não recorrer para o estudo. Nada mais do que isso. Sem encrencas nem debates. Tenho o maior respeito pelos que divergem de mim. Só quero pensar. Talvez discutir. Mas todos têm razão. E isso é o que importa: o amor pelo romance. Enfim, pela escrita. Por isso mesmo, encontro aí motivos suficientes para que se possa trabalhar o romance, cujos caminhos são cada vez mais ricos, mesmo que se recorra, em certo sentido, ao passado.
Fonte:
pt.shvoong.com
www.ricardonascimento.net
rascunho.rpc.com.br

11 comentarios:

  1. Para mim o conto é a melhor maneira de aprender ler, de ter carinho pela leitura, e pelas letras, ou pelo menos assim foi como eu começe ler e comprender o que leía. O conto tem a facilidade de contar uma historia concretamente, tem personagens bem definidos e com carateristicas muito proximas dos homens e mulheres, embora também proximas aos animais, e as crianças. Por outro lado a crónica permite ganhar mais vocabulário e conhecer sobre um autor o um lugar particular do que se fala na crónica. E bom que faríamos sem o rmance em nossa vida?

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  2. Achei super legal o video de Nathália Mondo, é maravilhoso que a literatura mude de acordo ao tempo, acho que os contos tem mensagens muito significativas usando poucas palavras.
    Gosto muito das cronicas porque fazem uma fotografia escrita de histórias reais que são selecionadas porque valem a pena contar ,além permitem informar os eventos diários de forma descritiva, enfatizando coisas que geralmente não são percebidas, mesmo que estejam sempre lá.
    Para mim os contos ajudam a ser mais criativo porque é necessário imaginar os personagens e o lugar onde se desenvolve o conto.

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  3. A literatura sempre tem muitas manifestações. Os contos, a crónicas e os romances são uns delas. Eu gosto muito del conto porque ainda que é breve eu acho que um bom adjetivo para descrever-o é preciso. É contundente com a formar de narrar e chagar aos leitores. A crónica tem miuta impostança para a estoria de cada un dos países. Toda obra de creação literaria tem outra maneira de mostrarnos o mundo que não deixa de ser o mesmo mas va mudando com o paso dos séculos e va deixando tradições a nossa cultura.

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  4. Bom dia Zandy, Frida e Eli,

    Muito obrigada pelo comentário e pelo interesse que vocês mostram pela literatura, acho ótimo e com certeza a compreensão de leitura, o léxico, a ortografia, enfim tudo o que tem a ver com a língua-cultura lusófona melhorarão amplamente.

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  5. A literatura é muito importante para nós, porque nos leva a desenvolver em nossa imaginação o movimento ou mesmo o mundo em que a história se desenrola. Eu gosto mais de o conto porque são histórias curtas, isso me permite entender e imaginar, também nos ajuda a ter mais creatividade.

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  6. Como já temos visto, a literatura é uma parte importante da cultura de um país, além de acrecentar nosso léxico y de melhorar nossa gramática. Mas a literatura, tal como os contos, as crônicas, os romances, etc., permite que a imaginação voe, de tal forma que nós podemos imaginar diferentes épocas, conchecer lugares que ainda não temos visitado ou conhecer uma gran variedade de personagens e mundos que existeram, existem y existirão.

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  7. Todos os tipos de literatura (crônicas, contos, etc) tem sua particularidade que é unica, esso é importante já que enriquece o mundo das letras. Cada pessoa tem gostos distintos por isso temos muitos tipos de leituras, algums gostan do romance, outros da aventura etc. Mas o mais importante é que cada pessoa pode ler o que mais lhe gosta e que, para aprender uma nova lengua, a literatura é uma ferramenta muito importante para aumentar seu aprendizagem.

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  8. Estou completamente de acordo com o autor deste texto porque, a meu também me parece lamentável, especificamente, na corrente do romantismo com esta transformação que sofreu quando chego a norte américa, e a forma de modificar esta corrente deixando de lado a esencia do que era o romantismo e se preocupar mas pelas vendas. Na atualidade, isto sucede com muitas coisas não só na literatura, sina também em outras áreas da arte sobreponiendo as vendas sobre a autenticidad e qualidade.

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  9. Sempre tenho pensado que a literatura é parte importante de uma cultura mas não só isso, sina que trasciende de maneira que os mesmos autores se voltam atemporales e sem importar que seus escritos já não expliquem a realidade presente, deixam ver as coisas como alguma vez foram.
    Parece-me que meus colegas têm definido muito bem para que nos pode ajudar a literatura sem importar se é um conto, uma crónica ou romance. Então, gostaria de opinar sobre se a literatura deve acompanharse de um compromisso com o arte ou com o negócio. Em minha opinião a escritura é uma forma de arte, neste sentido, dito valor nunca deveria-se perder. No entanto o que ocorre é que o mercado carrega a obra com um valor monetário que, se tem sucesso, o autor dificilmente resistirá.
    Seria um erro dar por sentado que neste momento o autor deixa de produzir arte, quiçá só é que perde o sentido artístico e deixa de contar as histórias que quer contar por satisfazer demandas de outros e no processo se perde a si mesmo como artista.

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  10. Caros Alondra, Laura, Ernesto Dani e Iyali,

    Agradeço sua contribuição porque além de ver que vocês estão interessados na literatura, é bom conhecer-nos através das nossas opiniões sobre o tema abordado. Meus parabéns. Na aula vamos continuar conversando.

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  11. Lendo o texto, faz-me pensar primeiro que os três, as crónicas, os contos e ou romance são igual de importantes e interessantes e não porque as crónicas ou contos sejam mais pequenos perdem importância. Eu gosto bem mais dos romances porque eu desfruto que haja muita descrição e que há muitos elementos que intervêm na historia.
    Eu também gosto muito dois contos porque a dinamica que tem e bem interessante, porque como diz, sao mais concretos e nao precisa de muitas letras para ter uma boa trama.
    Tambem gostei do video porque agrado-me o que diz Nathalia que os mini contos te abrem as portas à interpretação de como você quiser.

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