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Desta vez vamos conversar acerca das estratégias que usamos para estudar e aprender, neste caso, português. Para isso, leiam o artigo a seguir e coloquem um comentário no blog. Na aula de quarta-feira, 6 de abril, conversaremos sobre o tema.
Depois de ter lido o artigo e enviado seu comentário ao blog, procurem na Web links relacionados com ensino de português e levem para a aula, entre todos vamos organizar uma relação desses links para logo aproveitá-los.
Estratégias para enriquecer o aprendizado
Ações complementares para antes, durante e depois de uma sessão de dedicação
Você certamente faz algumas coisas quando está se dedicando a aprender algo. Se é material de leitura, lê, relê, repete, faz perguntas, resume, desenha diagramas, memoriza. Se envolve alguma habilidade, pratica seguindo um roteiro ou imitando alguém, como na dança, ou visualiza. O aprendizado pode também envolver um processo de tentativa-e-feedback, isto é, tentar fazer, observar o resultado e ajustar até sair como você quer ou como acha que deve ser. Ou seja, você aplica alguma estratégia que visa diretamente o aprender.
Combinar estratégias com a principal pode facilitar a obtenção e multiplicar o rendimento e a qualidade dos resultados, tanto que já fazemos isso em alguma medida. Há pessoas que estudam ouvindo música. Uma meditação pode incluir uma música suave, silêncio, meia-luz e incenso. Até a postura, como você bem deve saber, pode influenciar nos resultados.
Vamos descrever aqui estratégias variadas que apoiam o processo de aprendizado, no sentido de facilitar, acelerar, suavizar e tornar mais eficiente, eficaz ou agradável. Você pode incorporar todas ou nenhuma, aplicar uma em um dia e outra noutro dia. Pode ser até que já aplique alguma, conscientemente ou não; mais importante é você testá-las e ver o que faz diferença para você.
Antes
1) Prepare o seu ambiente - Quando decidir que é hora, antecipe o que vai precisar e deixe tudo à mão: livros, anotações, dicionário. Se usa computador, abra os arquivos que julga que serão necessários ou úteis. Se quiser, pegue também copo d'água ou de suco e batata frita. Outras opções são avisar todo mundo do que vai fazer e tirar o telefone do gancho. O objetivo aqui é montar um ambiente que permita o máximo possível de foco e concentração.
2) Ative sua motivação - Diga para si para que serve o que vai fazer em seguida. Ative a lembrança dos motivos que o levaram a assumir o compromisso do qual decorre a atividade a seguir. O que você vai obter ao final? E o que isso lhe trará? Imagine por um momento que já está obtendo benefícios de sua dedicação.
3) Ative seus conhecimentos - Faça perguntas a si mesmo sobre o assunto. O que já aprendi sobre isto? Que experiências e práticas já tive? Em que já usei este material ou parte dele? O quanto já progredi? O quanto sabia antes, e quanto sei agora? Não é preciso esforço, as perguntas já induzem a resposta, você apenas fica esperando o efeito.
Você pode repassar o material, apenas olhando um ou outro tópico, assim com quem não quer nada. Pode também fazer coisas simples para "aquecer", como operações matemáticas com números de 5 dígitos, por exemplo, para temas que envolvem raciocínio. Se o tema for canto, você pode fazer um brainstorm de sons, isto é, emitir sons aleatoriamente por algum tempo. Se for dança, o aquecimento pode ser repassar os passos básicos.
4) Ative suas atitudes - De que maneira quer se dedicar? Expresse as atitudes que gostaria de manter durante a sessão. Sugestões: "estar concentrado", "focar o melhor possível no objetivo", "desligar-me de tudo que não estiver relacionado", "com amor", "ligado", "com a maior objetividade". Neste ponto você pode se programar também sobre como vai lidar com interrupções, como telefone, irmãos ou o que for. Com paciência? Com tolerância?
Não se preocupe se vai ou não agir conforme determinou; a sua declaração de intenção é a mobilizadora de recursos. Apenas expresse e vá para o próximo passo.
Durante
5) Defina sua intenção imediata - Declare verbal ou mentalmente o que pretende para o próximo segmento de estudo. Nem sempre é possível ser muito específico, faça o melhor possível. Você vai estudar um capítulo? Praticar uma seqüência? Decida quanto tempo irá dedicar minimamente (depois você pode tomar outra decisão). Para esta etapa, você pode consultar os seus PPPs (próximos pequenos passos) definidos na sessão prévia (veja abaixo a seção Depois). Ajuste-os se for o caso, para incorporar novas e melhores idéias.
6) Solte-se - De vez em quando, relaxe na postura, isto é, solte seu corpo ou partes dele o quanto for possível. Como está sua testa agora? E seus ombros?
7) Faça pausas - Após algum segmento de dedicação, faça uma pausa com a intenção de permitir ao seu sistema a absorção e a incorporação do novo material. Enquanto isso, você descansa, em caráter remediativo ou preventivo. Uma pesquisa mostrou que o aprendizado é maior no início e no final de um período delimitado de dedicação (D. Gordon e J. Vos, em Revolucionando o Aprendizado, Makron).
8) Interrupções - Por mais que não queiramos, podem ocorrer interrupções. Se isso ocorrer, após decidir verificar e antes de desviar-se, registre o ponto de retorno, o que fará quando voltar. Pode ser um capítulo, um exercício, um movimento. O registro pode ser tão simples quanto um lápis na página correta, uma anotação ou uma imagem mental.
Depois
9) Verifique o progresso - Avalie o rendimento da sessão. Se usou alguma das estratégias sugeridas, veja se dá para saber se foi útil ou não, se vai praticar uma outra vez para avaliar melhor. Se concluir que não progrediu muito, é um momento de reavaliar as estratégias de aprendizado, e talvez decidir fazer mudanças, talvez pesquisar um pouco sobre o que existe que você talvez não conheça.
10) PPPs - defina e registre os Próximos Pequenos Passos a serem dados no assunto. Estes têm uma importância especial: definir PPPs é garantir que você pode se desligar do assunto tranquilamente; se esquecer, já tem as ligações para retomar do ponto onde parou. Se você já ficou pensando em algo por medo de esquecer, sabe avaliar a utilidade desta alternativa.
11) Reconheça - Separe um minuto para fazer o auto-reconhecimento: procure algo de bom no que fez, como ter-se dedicado, ter aprendido um pouco mais, estar mais próximo do objetivo, ter tido disciplina, o que quer que você encontre de bom e positivo. Para cada um, procure o prazer e a satisfação que lhe proporciona. Usufrua, isto é, dedique-se a ficar sentindo cada prazer ou emoção prazerosa por alguns segundos.
12) Guarde as coisas - No final, retorne o ambiente ao seu estado normal, guardando materiais, fechando programas e limpando eventuais resíduos da atividade. O objetivo aqui é mais do que organização: você está enviando uma mensagem ao seu cérebro de que a sessão está encerrada, você vai fazer outra coisa e quer se concentrar devidamente nessa outra coisa, seja o que for.
13) Faça uma transição adequada - Quando nos dedicamos com intensidade a algo, há a possibilidade de que representações mentais e até emoções fiquem ativas, independentemente da nossa vontade, mesmo quando não estamos nos dedicando e queremos fazer outra coisa. Assim, antes de fazer essa outra coisa, e se julgar necessário, execute algumas ações para "quebrar o estado". Em geral são coisas prazerosas: tomar um banho, lanchar, até beber algo gostoso pode funcionar. Também pode ser uma atividade física, como exercícios, alongamentos e caminhadas, ou deitar-se por alguns minutos e simplesmente relaxar, como já fiz e já vi outras pessoas fazerem. Outra possibilidade é acessar algum site interessante, como de humor, por exemplo. O importante é você achar algo que funcione para mudar o estado em no máximo alguns minutos.
Um comentário final
As estratégias sugeridas podem ser úteis em uma outra dimensão. Pense, por exemplo, que ativar seus conhecimentos antes de uma sessão de estudo já se tornou um hábito. O que vai acontecer após alguma prática é que, simplesmente ao decidir que vai se dedicar, sua mente já naturalmente vai ativar seus conhecimentos prévios, sem que você precise conscientemente estimular. É quando tudo se torna rápido, mais espontâneo e mais fácil. E você vai colher frutos pelo resto da vida.
Virgílio Vasconcelos Vilela
http://www.possibilidades.com.br/aprendizagem/estrategias_para_aprendizagem.asp
Este articulo además de ser útil es muy práctico y eficaz debido a que no solo nos proporciona métodos de aprendizaje para mejorar nuestra captura y retención de información sino que, también ayudan a mejorar la capacidad de análisis.
ResponderEliminarSon interesantes todas las formas de estudio que existen y se pueden desarrollar además, el presente artículo da mejores oportunidades para manejar la información y el comprender el conocimiento que se está recibiendo.
Este artigo diz mucho más que la simple lectura, aborda três aspectos fundamentales: antes (pre-estudio), durante (estudio) e depois (pos-estudio). Las tres fases son importantes y esenciales, por ejemplo, si antes de iniciar a estudiar no tomaste todo el material que utilizarías entonces perderás tiempo durante tu estudio.
ResponderEliminarEs indiscutible la importancia que tienen las herramientas y técnicas de aprendizaje para el desarrollo personal, muchas de ellas son determinadas a partir de nuestras aptitudes, habilidades y características personales; al final, todas ellas nos son de importante ayuda para alcanzar nuestros objetivos. En lo personal, disfrutó mucho más poder estudiar en casa que en una Biblioteca.
ResponderEliminarCreo que es la publicación que más me ha gustado ya que es muy importante conocernos y saber de que manera aprendemos mejor, en lo personal aplic+o algunas recomendaiones y algunas otras las mejorare, considero que es muy importante ayudarnos con estrategias de aprendizaje ya que en México pocos estudiantes estudian vaya la redundancia fuera de las actividades escolares y menos quiénes saben como realizarlo, además del sistema educativo que se tiene, todo memorizado nada analizado.
ResponderEliminarPublicaciones como esta nos hacen reflexionar y transformar la manera en la que estudiamos para ser más eficientes y competitivos.
La utilización de estrategias de aprendizaje nos sirve precisamente para obtener el conocimiento de una manera real, los tips que el articulo menciona pueden ser útiles en cualquier materia e incluso después de terminar la universidad.
ResponderEliminarMe parece fundamental emplear este tipo de estrategias desde la enseñanza básica para que sean un hábito durante nuestra carrera académica desde niños, de esta manera podríamos optimizar el conocimiento en diversas áreas así como incrementar nuestra sed de aprendizaje al contar con las herramientas necesarias.
Es importante conocer estrategias para concentrarse mejor y estudiar, muchas veces nos distraemos y postergamos hacer trabajos académicos o estudiar para exámenes debido a factores externos, y aquí nos brinda consejos para desde preparar un ambiente adecuado, realizar cuadros mentales, hacer ejercicios de relajación cuando llega a ser cansado, gracias por la información.
ResponderEliminarDescubrir de que manera retenemos la información es un autoanálisis que como estudiantes conscientes de nuestro desempeño y capacidad nos puede ser muy útil para llegar a las metas que nos proponemos académicamente, o incluso pueden ayudarnos a lograr cosas fuera de las aulas. Cada individuo forma su peculiar manera de comprender el mundo y la variedad de percepciones es tan grande que es imposible seguir homogeneizando las técnicas de enseñanza. Entre mayor sea el número de personas preparadas para transmitir el conocimiento, crecerá la posibilidad de mejorar nuestro entorno como país que se derrumba por ineptos que lo dirigen ... :)
ResponderEliminarOi pessoal, agradeço todos os valiosos comentários recebidos, vejo que vocês são estudantes responsáveis e concordam em que cada indivíduo pode procurar e usar as estrategias mais adequadas a seu estilo de aprendizagem, e não só durante o periodo de formação acadêmica, mas na vida profissional e pessoal,dessa forma podemos aprender de uma forma mais significativa e poderemos aproveitar melhor nosso tempo. É preciso dizer que também podemos organizar grupos de estudo com colegas afins, dessa forma o conhecimento se constroi entre todos. Sinto que nem todos os colegas tenham participado, tomara que na sala de aula todos participemos ativamente.
ResponderEliminarHola, disculpa por la tardanza
ResponderEliminarRespecto al tópico, manifiesto que es menester hacer el aprendizaje del portugués en orden en que aprendemos nuestra lengua materna: primero oído y habla; luego lectura y escritura. Un error común es hacer lo contrario.
Atte:Hillmert.
Me parece muy interesante analizar este tema,todos tenemos una manera distinta de aprender las cosas, es cierto que depende de nosotros mismos; del empeño y dedicación que le pongamos a las cosas que nos interesan aprender,sin embargo pienso que el conocimiento y ciertas actividades culturales a veces se ven limitados por ciertos factores sociales. Sin embargo estas herramientas me parecen de mucha importancia para ponerlas en práctica, me ayudarán a tener una mejor estrategia para aprender y concentrarme .
ResponderEliminarUnos pasos muy efectivos a seguir si uno quiere aprender bien y sobre todo tener buenos resultados. Algunos e logrado aplicarlos perfectamente pero aveces me desespero cuando hago la misma cosa, entonces me distraigo y aveces pierdo el hilo del estudio. Un tema digno de guardarlo e imprimirlo tanto para el objetivo del tema como para repasar portugués
ResponderEliminarArte:José de Jesús
Eliminarme parece muy importante que nos demos cuenta si el metodo de estudio que usamos es el correcto y saber en que podemos modificarlo para nuestro mejor analisis de los conceptos para lograr aprender la mayor cantidad de informacion. tambien, es impotante conocer que tipo de inteligencia tenemos, ya que con base en eso podemos adecuar nuestro metodo de estudia a nuestras necesidades. en general, es importante modificar y perfeccionar con el paso de los años nuetra forma de aprender y este tipo de informacion pueden ser de gran ayuda.
ResponderEliminarMario Torres
Este artículo me pareció muy interesante y útil para usarlo en nuestra vida diaria, ya que nos da pasos a seguir y buenos consejos para poder aprender alguna materia, lo que si debemos hacer y lo que debemos evitar, considero que si aplicamos todo respecto a este articulo hará más fácil y rápido nuestro aprendizaje, obteniendo mejores resultados académicos y en la vida diaria.
ResponderEliminarEste texto aporta herramientas muy importantes para desarrollar eficazmente el proceso de estudio y aprendizaje, por ejemplo: reconocer cuales herramientas son útiles para cada uno de nosotros, descubrir estrategias que ahorran tiempo y obtener mejores resultados fijando una meta próxima; pasos que generan una motivación y un interés por aprender e incluso forman hábitos que poco a poco desaparecen el ideal erróneo de que el aprendizaje requiere demasiado esfuerzo.
ResponderEliminarLas estrategias mencionadas en este articulo son muy importantes ya que nos permiten prepararnos en que y como va a aprender, en este caso el idioma del portugués, pero como podemos ver estas estrategias se pueden aplicar para cualquier materia que se desee aprender.
ResponderEliminarCada persona necesita una estrategia de aprendizaje diferente, esto tiene sentido ya que cada persona tenemos habilidades diferentes. En función de sus características personales, habilidades y aptitudes, las estrategias determinaran las técnicas de estudio más adecuadas, las cuales serán tus herramientas para comprender y aprender.