jueves, 23 de marzo de 2017

A ENTREVISTA



Oi pessoal,

Eis um artigo breve sobre "Como fazer entrevistas?".  Leiam-no, pode orientá-los para preparar suas entrevistas.

Como Fazer Uma Entrevista
Todos os dias nós ligamos a televisão e vemos o jornal, com notícias que acontecem em todas as partes do mundo. Sempre acompanhamos entrevistas com diversas pessoas, que colocam opiniões ou esclarecem um determinado assunto. E a grande questão de quem assiste a esses programas e de estudantes de jornalismo é: como fazer uma boa entrevista?
Todo repórter, experiente ou não, pode sempre aprimorar suas técnicas para a entrevista.
1. Esteja preparado. Todo jornalista deve se preparar para uma entrevista. O repórter deve pesquisar sobre o entrevistado e saber o que já foi escrito sobre ele. Redes sociais também são uma ótima ferramenta para pesquisa. Antes de entrevistar o seu personagem, prepare as perguntas que pretende fazer. Traga lápis extras, canetas, papel, pilhas, gravador, água e o que achar necessário.
2. Use a tecnologia. Ferramentas online podem ajudar o jornalista a encontrar entrevistados, gravar e revisar anotações. Se o tempo estiver apertado, entre em contato com o entrevistado por meio de telefone, internet, skype, etc., existem diversos meios disponíveis. E se for frente a frente, leve um gravador para não perder nenhum detalhe da entrevista.
3. Use o e-mail. E-mail é uma maneira eficiente para o repórter conseguir um comentário antes do fechamento, com algumas ressalvas. Para incentivar as fontes a participar, é importante sempre se identificar, explicar brevemente a matéria, links para artigos relevantes que você publicou no passado e, mais importante, dar um prazo específico.
4. Não desista. Todo jornalista já teve um entrevistado mais chato. Em vez de ficar na defesa por conta de um ataque surpresa, saiba o que fazer se encontrar um entrevistado difícil. Sempre seja educado e gentil. Mantenha a calma e não se deixe persuadir a fazer a entrevista falsa.
5. Revise tudo. Após a entrevista, cheque todas as suas anotações Leia suas notas quando a entrevista ainda estiver fresca em sua mente e certifique-se de dar seguimento em qualquer dos termos ou citações que necessitam de clarificação.
Agora você já tirou suas dúvidas e já sabe o processo da entrevista que você assiste na televisão ou leu naquela sua revista preferida.
 
Matheus Coneglian .
Fonte: 
http://www.comofazer.com.br/como-fazer-uma-entrevista/

Agora, assistam  a "Entrevista a Cristiano Ronaldo depois do Jogo Suécia 2 x 3 Portugal" em Youtube.(duração: 3'34").  Aproveitem para observar a pronûncia portuguesa. Depois coloquem seu comentário no blog (antes de 28 de abril de 2017)






7 comentarios:

  1. Estou ansiosa por falar fluentemente e com a entrevista escuto o belo que é a lingua portuguesa.
    Também estou muito nervosa pela entrevista e acho que a melhor manera para me preparar é escutando mais entrevistas e fazendo o que artigo diz.

    ResponderEliminar
  2. Oi!!
    eu assisti a entrevista, eu acho que eles falam um portugues diferente, sua pronúncia é diferente.
    A verdade, eu não sei como sera a entrevista mas espero estar pronta para responder.

    ResponderEliminar
  3. Estou um pouco admirada com a entrevista ao futebolista porque o repórter falou muito rápido e há muitas palavras que eu não reconhecia, no entanto, reconheço as principais idéias e me ajudou a entender a linguagem corporal. Eu acho que a entrevista da quarta-feira será muito diferente, acho que tenho que practricar mais, concentrar meu atenção no vocabulário que vou usar e finalmente controlar meus nervos!

    ResponderEliminar
  4. É muito importante na entrevista conhecer o tópico de modo que o fluxo da entrevista sea melhor, acho que a entrevista formal é poquinho difícil pela linguagem formal.
    A entrevista foi difícil de entender porque eles falam muito rápido.

    ResponderEliminar
  5. Eu amei o vídeo porque eu quero falar un día como eles.
    Tambem Eu acho que é muito diferente como o Português é falado no Brasil e em Portugal porque Portugal arrastado muitas palavras e no Brasil é mais articulada.

    ResponderEliminar
  6. Foi muito complicado entender a entrevista, não a compreendi do tudo, ao escutar desde o semestre passado as pessoas que pertencem ao mundo lusófono os habitantes de Portugal e a forma em que falam esta língua, percebi que o português brasileiro e as pessoas que o falam acentuam muito mas a cada um dos sons que caracterizam a esta língua.

    ResponderEliminar
  7. A entrevista foi difícil de entender, acrddito que o acento é diferente apenas numas regões do Brasil mas em diferentes paises.

    ResponderEliminar