Vamos conhecer Portugal, país que foi o berço da cultura lusófono. Começaremos por estudar suas diferente regiões.
Exercício. Leia a informação a seguir, depois poste seu comentário no blog e logo procure outras informações acerca de Portugal. Na quarta-feira vamos conversar sobre este país.
Subdivisões de Portugal
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_de_Portugal
A estrutura da divisão administrativa de Portugal, para além de complexa, confunde-se frequentemente entre níveis autárquicos ou administrativos com níveis de âmbito estatístico ou de associativismo intermunicipal (CIM). Apesar da complexidade e das inúmeras estruturas administrativas existentes em Portugal, a sociedade encontra-se organizada nos distritos onde o seu enraizamento histórico, com mais de trezentos anos, produziu uma forte identidade regional. Atualmente, é frequente ver-se as capitais de distrito chamarem-se de Cidade-Região como consequência dessa identidade distrital.
A Constituição portuguesa de 1976 estabelece que Portugal se divide somente em regiões autónomas (Açores e Madeira) e em distritos no continente. Por sua vez, todas estas se dividem em municípios e estes últimos em freguesias.
Todas as entidades citadas no parágrafo anterior já foram instituídas em Portugal, à excepção das regiões administrativas, cuja criação está prevista desde a aprovação da Constituição, ou seja, desde 1976. Segundo este documento, “enquanto as regiões administrativas não estiverem concretamente instituídas, subsistirá a divisão distrital no espaço por elas não abrangido”, pelo que em Portugal continental os municípios estão agrupados em 18 distritos.
Tendo já sido realizado, em 1998, um referendo à criação das regiões (onde a proposta foi rejeitada e o referendo que não foi vinculativo, por causa da baixa participação dos eleitores), a não criação das regiões administrativas tem provocado uma “lacuna” na estrutura administrativa do país já que, na lei, várias competências de âmbito supra-municipal que estão, por causa disso, atribuídas a órgãos regionais e que, logo, não estão confiadas nem ao Estado nem aos municípios, não podem atualmente ser exercidas já que as regiões administrativas ainda não estão criadas.. Essa situação provocou com que nos anos seguintes ao referendo tivessem sido instituídas no continente, numerosas entidades, para tentar colmatar essa falha nas competências, todas com órgãos não eleitos e com áreas de intervenção que muitas se sobrepõem.
Por isso, actualmente, no que toca as divisões de 1.º nível, apesar de a Constituição estabelecer que Portugal só se divide administrativamente em regiões autónomas e administrativas, coexistem ainda, principalmente no território de Portugal continental, várias divisões administrativas cujas áreas muitas vezes se sobrepõem às de outras divisões, provocando por vezes uma duplicação de serviços. Enquanto que nas ilhas as divisões administrativas de 1.º nível são somente as regiões autónomas, no continente encontram-se os distritos, as CCDR (Norte; Centro; Lisboa e Vale do Tejo; Alentejo; Algarve), as áreas metropolitanas, as comunidades intermunicipais, etc… O Estado central tem também, no território continental, várias direções regionais de ministérios intervindo em zonas diferentes. Há também unidades NUTS I, II e III, que abrangem todo o país, mas que só têm significado estatístico.
Por outro lado, em total contraste com a complexidade das divisões de 1.º nível de Portugal, as divisões de 2.º e 3.º nível são bastante mais simples, sendo compostas respectivamente por 308 municípios (também chamados concelhos) e pelas 3092 freguesias em que esses se dividem.
É muito interessante que Portugal tem una mistura de diferentes civilizações como celtas,fenicios,griegos,romanos,judíos entre outros que têm sido parte do enraizamento cultural.
ResponderEliminarAlém é interesante conhcer que Portugal divide-se em regiões autónomas
Eu acho que a geopolítica de Portugal, responde à magnitude de seu território que é menor à de outros países de Europa, então sua população indica como se divide. Em regiões, distritos, munic+ipios e freguesias.
ResponderEliminarAcho que Portugal é um país muito pequeno mas ao mesmo tempo tem muitas divisões que é resultado da história e mistura de culturas.
ResponderEliminarÉ interessante o comparação que podemos fazer entre nossos sistemas legais, embora são os mesmos, sua formação é totalmente diferente. É um problema as deficencias que tem na sua organização, de modo que seria interessante estudar mais sobre o assunto.
ResponderEliminarChamou a atenção que para a divisão politica y territorial se tome em conta às freguesias, já que isso fala da influência que tem a igreja na sociedade.
ResponderEliminarEu acho que as divisões de Portugal são razão de administração é por razões jurídica é política.
ResponderEliminarTambém e interessante sua forma de participação cidadão que e muito como empinada México, é tambem e igual que no faia participação de os cidadão.
O que eu considero mais interesante acerca das divisões portuguesas é a divisão em “NUTS” pois essas divisões correspondem à natureza estatístitca da União Europeia em geral.
ResponderEliminarAcho que é interessante que Portugal não é dividido por características geográficas ou sócio-culturais como no Brasil.
Esta leitura realmente me surpreendeu, eu imaginava que Portugal foi um altamente organizado no sentido territorial devido à sua grande história e cultura do país. Por causa de seus habitantes e mudanças históricas e sociais têm uma grande variedade de divisões, mas a sobreposição de recursos ou de divisões é algo que me surpreende. Eu gostaria de saber mais sobre este país.
ResponderEliminarEu acho que esta leitura es muito interesntae e sirve para fazer uma comparacao entre as divisoes do territorio portugues e brasileiro, Tambem considero que a historia do divisoes do Portugal e mais complexo que Brasil.
ResponderEliminarO artigo é muito interessante posto que nele podemos ver a complexa situação que as diferentes regiões e divisões de Portugal atualmente tem. Eu acho que é interessante como Portugal ainda sendo um país pequeno apresenta diferenciações culturais em suas diferentes regiões.
ResponderEliminarAcho que apesar de que Portugal é um país muito pequeno a comparação com Brasil a divisão por regiões é mais complexa, já que , como o aclaro minha colega Carolina esto é assim por pertencer ao continente europeu e esta divisão é de acordo à economia da cada uma destas. É muito interessante sua história porque apesar de compartilhar a língua com Brasil são países e histórias muito diferentes.
ResponderEliminar