Nas últimas aulas temos falado acerca dos problemas que afetam nossa vida atualmente. Essa problemática se deve a vários fatores, e um problema que ontem tratou Gerry com vocês foi a falta de equidade de gênero tanto no Brasil quanto no México.
Visto que esse é um gravíssimo problema atual na sociedade mexicana, e outras mais, peço-lhes assistir o vídeo QUANDO OS HOMENS MUDAM, está em YouTube e tem uma duração de 3:54'. É um documento curtinho mas o conteúdo é muito rico, dá para uma boa conversa amanhã, quarta-feira, 20 de setembro.
Exercício. Assistam o vídeo e hoje mesmo postem seu comentário no blog. Amanhã conversaremos amplamente sobre o tema do vídeo.
Tudo de bom para vocês!
Gostei do video,acho que nosso mundo precisa de mudar a ideologia, isso pode ser alcançado a partir das famílias que devem dar informações às crianças e rompem os estereótipos de gênero.
ResponderEliminarTambém é importante afirmar que os direitos de os homens e as mulheres são os mesmos, são importantes porque asseguram a dignidade humana.
Acho que uma coisa muito importante do vídeo é que diz que atualmente as políticas públicas trabalham para mudar o mundo, isso pode ser alcançado através da educação, do respeito pelos direitos humanos e da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
Oi Frida, agradeço sua contribuição, espero receber em breve as dos seus colegas. Sei que você é uma estudante responsável e em breve será uma profissional comprometida na área de trabalho social que tem muitas coisas para atender. Até breve.
ResponderEliminarPenso que cada um das práticas e os costumes dos seres humanos vêm dos padrões aprendidos em algum momento na vida. O vídeo explica principalmente uma importância de mudarmos as nossas ações desde a reflexão do termo “o que significa ser homem?” Acredito que na realidade é muito mais difícil mudar os comportamentos, até pareceria utópica a ideia de mudar todos os comportamentos ruins que afetam à sociedade. As novas gerações precisam escutar e compreender que as situações sociais de desigualdade podem virar em novas práticas de convivência mais harmoniosas, mas o começo seria desde a coletividade. A escola é o espaço de oportunidade para refletirmos e começar a mudar nós próprios desde o nosso círculo imediato social.
ResponderEliminarObrigada pelo vídeo, professora. Acho que também é importante trabalhar connosco mesmos para que a linguagem seja congruente com o pensamento. Não é suficiente mudar as manifestações de desigualdade na língua se não procuramos uma mudança interior. Uma tem que ser o refleito da outra.
ResponderEliminarEu gostarei de seguir conversando sobre este tema nas aulas.
Cumprimentos
Tania
Obrigada pela sua contribuição querida Tânia, amanhã vamos conversar sobre o tema. Boa tarde.
ResponderEliminarEste comentario ha sido eliminado por el autor.
EliminarDesculpe, eu quis dizer: "reflexo", não "refleito".
EliminarAté amanhã!
O homem é um homem cuando ama sua condição de homem, cuando não precisa fazer menos às mulheres, de lastimar às crianças ou o mundo que o rodea. as mulheres e os homens têm que fazer uma equipe para lograr uma sociedade melhor, o vídeo é so uma pequena mostra de a violencia que todos os dias vivemos as mulheres e embora o vídeo também mostra a solução para mim é uma utopia.
ResponderEliminarO video tem um mensagem muito importante que acontece hoje em dia e que é de suma importancia solucionar para garantizar uma melhor igualdade entre generos.
ResponderEliminarO problema principal é gerado por processos historico-sociais de cada região os cuais, como sociedade, temos que erradicar principalmente a partir da familia e a educação no nivel basico já que é mais facil educar as pessoas desde crianças tanto a homens como mulheres. Como sociedade temos que ensinar as crianças que todos somos iguais e que temos os mismos dereitos e obligações.
Este vídeo de poucos minutos têm informações muito importantes, não só sobre o Brasil, mas de como a sociedade tem problemas para aceitar a igualdade de gênero.
ResponderEliminarLembrei da história do ano em que nasci. Em 1994 o hospital não permitia a entrada de pais na sala de parto, no entanto, quando o meu irmão nasceu, em 1996, meu pai pode acompanhar o parto e ficou muito feliz.
É verdade que mudanças implica tempo, porque as pessoas vêm as coisas como algo normal, mas não são.
Nesse sentido, tanto em casa como em escolas, as crianças devem ser educadas para entenderem que todas as pessoas são iguais e como diz o vídeo "todos merecem dignidade e respeito".
Enquanto você respeita a todos, você está promovendo uma pequena mudança, que pode compartilhar com os outros.
É verdade que o mundo está em constante mudança, no entanto é necessário que os humanos mudemos com ele. Hoje em dia luta-se por conseguir uma equidade, no entanto muitas vezes nós reproduzimos essas mudanças que exigimos, muitos nos sentimos com a liberdade de poder criticar mas às vezes somos quem não mudamos.
ResponderEliminarGostei muito do vídeo mas penso que não é igualdade sino equidade, além de que também acho que a mudança individual é importante, ainda que concordo em que a mudança coletiva é melhor. Também amei a frase "os homens mudam quando mudamos o mundo ao rededor deles"
Amei o video. A historia que o video conta só é um de a muitas historias onde fica violencia de gênero. Fico com a última frase que diz: Todos merecm viver em umma sociedade onde fique a equidade de gênero e isso, nós faze olharnos como seres humanos, como mulheres y homens e não como pessoas que tem que fazer"tarefas" poque são as tradições e o diz a sociedade.
ResponderEliminar